Google+ Sabores Da Ciccio : tapioca doces e salgadas Google+

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

tapioca doces e salgadas


História
A tapioca, também conhecida como beiju, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, originária do Norte do país, de origem indígena, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho ou polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco, em forma de meia-lua (ou disco, como em algumas regiões). O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco e queijo coalho.

O nome tapioca é derivado da palavra tipi'óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi; e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele. 



Massa de tapioca

Ingredientes da massa:
6 xícaras de polvilho doce ou fécula de mandioca
agua filtrada suficiente para cobrir

modo de preparo:
Massa

1. Em uma tigela, coloque o polvilho e vá adicionando a água até cobrir e ficar dois dedos acima. Deixe de um dia para o outro.
2. Retire toda a água com a ajuda de um pano limpo sem deixar excesso. Ficará parecendo um bloco. Esfarele essa massa com as mãos.
3. Passe pela peneira

Tapiocas coloridas 

Portanto, para colorir tapiocas prefira corantes naturais, o processo pode ser mais dificultoso do que simplesmente usar o corante artificial que já esta pronto para o uso e pode ser encontrado em vidrinhos nos supermercados. 
Os corantes naturais são extraídos de frutos e vegetais! 




Relacionamos alguns corantes naturais mais usadas para coloração de tapiocas: 
coentro
vinho
cenoura
café (coado)
repolho roxo
beterraba
açafrão
urucum
esfinafre

Modo de preparo: 


Bata no liquidificador com aguá o corante que for utilizar, tanto faz em pó ou em espécie. Por ex: se usar a cenoura bata a cenoura descascada e picada com água, depois coe e utilize a água colorida para hidratar a fécula (segue o procedimento tradicional). Outro ex: se usar urucum em pó, da mesma forma use a quantidade necessária de pó para o tanto de água, bata no liquidificador, e use a água colorida para hidratar a fécula.
A cor da tapioca irá variar conforme a quantidade de água e corante natural usado, a quantidade ideal você irá descobrir conforme o seu gosto e conforme as quantidades que fazer. No entanto, a sua experiência e o seu gosto que irá determinar a cor, mais claro ou mais escura!

Dicas:
Alguns destes corantes, podem salientar seu sabor na feitura das tapiocas, portanto, sempre combine o corante preterido e o destino da tapioca. Para tapiocas doces utilize corantes naturais em pó sem sabor, ou que possui sabor compatível com o recheio. Para tapiocas salgadas, já não terá tantos problemas, já que o seu recheio não será prejudicado pelos corantes naturais.


Como preparar a tapioca

Em uma frigideira anti-aderente, modele a tapioca como uma panqueca. Quando estiver pronta, a massa estará unida.
Não deixe escurecer. Vire rapidamente e deixe secar do outro lado.
A tapioca deve ser retirada do fogo ainda branquinha.




Opções de recheios

Salgados:


simples só com manteiga
mussarela + tomate + orégano
mussarela + peito de peru
queijo branco
mussarela - presunto - tomate
frango desfiado com requeijão cremoso
carne-seca com queijo coalho
queijo coalho com tucumã


Doces:


morango com brigadeiro
côco com leite condensado
côco + chocolate + leite condensado
goiabada com queijo (Romeo e Julieta)
banana com chocolate
doce de leite
doce de leite com côco
geleias 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

publicidade